terça-feira, 8 de março de 2011

                                                                     Robert K. Merton
    Minha primeira postagem vou abordar um assunto que considero de extrema relevância, que é o estudo da criminologia nos dias de hoje, primeiramente é de suma importância explicar do que se trata a "criminolgia", nada mais é que o estudo do comportamento delitivo e a reação social, o criminólogo deve focar seu estudo dentre as 4 áreas de maior relevância; a) o delito b) a vitima c) o delinqüente d) o controle social.

     No presente estudo que pretendo desenvolver vou focar-me no delinqüente, sob o ponto de vista do motivo pelo qual leva uma pessoa a cometer um delito.

     Com base na escola positiva do direito penal o estudioso Enrico Ferri inseriu no estudo criminológico a influência do fator social na conduta do criminoso, Ferri ficou conhecido apartir de então como o pai da sociologia criminal.

     A partir do pensamento de Ferri surgiram as chamadas teorias da influência, aqui pretendo destacar uma dessas teorias chamada "TEORIA DA TENSÃO" de Robert Merton.

    Segundo Merton, podemos imputar ao sonho Americano (podemos chamar de sonho capitalista) a ilusão de que todos tem as mesmas chances de "vencer" na vida, todos que se esforçarem terão o que quiserem, seja a pessoa de familia pobre seja ela de família rica.

     Seguindo o raciocínio de  Merton, quando as pessoas se deparam com a falácia do discurso do "vencedor", tem início a chamada "TENSÃO".

     Embora o Estado afirme que todos temos as mesmas chances na vida, sabemos que não é assim, nem todos gozam dos mesmo meios para que se alcance o tão sonhado lugar ao sol.

     Criada a chamada tensão, o individuo pode tomar 4 diferentes posturas:
a) de conformidade - é o caso da maioria dos indivíduos que se conforma em não conseguir atingir os fins do sucesso proposto pelo capitalismo

b)de inovação - o indivíduo aceita os fins (sucesso, status etc) , mas não os meios que lhe são oferecidos e parte em busca de outros, podemos incluir aqui os trafinates.

c)de rebelião - não aceita os fins e tampouco as atividades sociais convencionais, aqui podemos incluir os revolucionários que tentam de alguma forma mudar os antigos pensamentos, como tambem os toxicômanos que tentam fugir da realidade.

d) ritualista - não aceita os objetivos sociais, pois não tem como ideal possuir algo maisne se satisfaz em manifestar uma conduta padronizada;

   Com todo respeito ao respeito ao criminólogo, sua teoria não explica o comportamento dos chamados criminosos do colarinho branco, pessoas que na maioria da vezes já nascem com o "sucesso" do mundo capitalista, porem insistem em desobedecer o sistema.

    Bom para primeira postagem era isso que gostaria de expor, espero futuramente falar mais sobre o mestre Ferri,e outros mais recentes com Roxin, Zaffarone, Jakobs entre outros.
  
Bibliografia
  GRECO, Rogério. Direito Penal do Equilíbrio. 5ed. Niterói: Impetus, 2010.
 

Um comentário:

  1. Ótimo post!
    Espero que com a sua presente disposição ao novo vício chamado "White Collar", você, com todo respeito, tente entender o comportamento de criminosos desse tipo.
    Pode até, a partir disso, criar uma nova postura a ser inserida na "Teoria da Tensão".

    Att.

    ResponderExcluir