terça-feira, 25 de dezembro de 2018


Ovelhas, lobos e cães pastores


            Ovelhas são animais dóceis, produtivos e sem predisposição para atitudes violentas, raramente fazem mal uma para as outras ou para outros animais, com exceção de condutas acidentais. O rebanho teria uma vida longa e saudável, se não existissem os lobos.
Lobos são criaturas agressivas, traiçoeiras e que não aceitam regras morais de convivência, estão sempre à espreita esperando o melhor momento para atacar a ovelha e lhe ceifar a vida. Os lobos dedicam sua existência a destruírem o rebanho, afinal o lobo sobrevive da morte das ovelhas, em alguns casos podemos falar que é de sua essência, em outros podemos afirmar que tal comportamento foi adquirido através da convivência com outros lobos. O certo é que os lobos aterrorizam as ovelhas e em pouco tempo dizimariam o rebanho, se não fossem os cães pastores.
Cães Pastores são animais que dedicam suas vidas a protegerem as ovelhas, os cães nunca baixam a guarda, pois sabem que a qualquer momento os lobos podem atacar. Cães Pastores apesar de aparentarem ser iguais aos lobos, devido até mesmo a capacidade para violência, possuem uma diferença enorme, eles nunca atacarão as ovelhas, pelo contrário, são treinados a dar a vida para salvá-las do perigo. Os cães não são tão amáveis e carismáticos como as ovelhas pois enxergam a vida de uma outra forma, encaram a possibilidade de um ataque como algo inevitável, muitas vezes isso reflete em seu temperamento e em seu relacionamento com o rebanho.
Também é importante lembrar que nem sempre é fácil distinguir quem é quem no mundo animal, existem lobos infiltrados entre as ovelhas e até mesmo entre os cães.
            A relação entre os três animais é complexa, a ovelha apesar de protegida pelo cão, geralmente não gosta dele e o quer longe, ao menos fora do campo de visão do rebanho. O cão além de se parecer com o lobo fazendo o rebanho lembrar da existência da violência  fora dos limites da cerca, ainda traz para a ovelha o desagradável  sentimento de que ela precisa ser protegida.
Os lobos odeiam os cães, eles interferem em sua caçada os deixando vagar com fome na escuridão. O cão é inimigo natural do lobo e não é incomum este confronto resultar a morte de um dos animais.
Os cães apesar de indesejados pelas ovelhas e odiados pelos lobos persistem na tarefa de proteger o rebanho e combater os predadores, pois mais importante que o reconhecimento por parte das ovelhas é o instinto de proteger o indefeso, é isso que move os cães em sua inglória missão.
A metáfora acima descrita, inspirada no texto de autoria de Dave Grossman*, nos mostra um pouco da difícil tarefa de exercer a função policial em nossa sociedade.
A polícia tão execrada quando erra e tão esquecida quando acerta, muitas vezes trabalhando em condições precárias, persiste em sua empreitada, a maiorias dos policiais apesar das situações adversas não trocaria a profissão por nenhuma outra, o trabalho policial exige vocação, ou como descrito na parábola, instinto.
A satisfação em proteger a sociedade é o que move homens e mulheres a abrirem mão de estarem com suas famílias em datas comemorativas para protegerem quem não conhecem. Por esse motivo resolvi terminar o ano com o texto aqui exposto, para agradecer à todos que estiveram nas trincheiras do dia a dia policial ao longo de 2018, que 2019 seja um ano de muito sucesso na segurança pública e que estejamos sempre juntos para o enfrentamento dos lobos que nunca dormem.

*Dave Grossman, Ten Cel, Ranger, Ph.D., Autor de "On Killing"



Nenhum comentário:

Postar um comentário